top of page

Turismo, um impulso para a restauração?

  • Foto do escritor: Isabel Sousa
    Isabel Sousa
  • 1 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

O turismo em Portugal tem aumentado e a restauração é um dos setores que mais tem beneficiado com este crescimento.

Vejamos, em Portugal o turismo tem crescido mais de 10% ao ano desde 2014 e o seu peso no PIB é hoje mais de 8% (ine.pt).


O setor “Alojamento, restauração e similares” tem registado um crescimento de players no mercado e, números de 2017, dizem-nos que existem cerca de 104.826 empresas, uma representatividade de mais de 8% no número total de empresas em Portugal (pordata.pt).


Dados concluem que o salário médio mensal das pessoas que trabalham no setor do alojamento e restauração é de 713€ (pordata.pt) e tem registado um aumento ao longo dos anos, empregando mais de 346 mil pessoas.


Para além dos turistas, é interessante constatar que os portugueses são dos europeus que mais comem fora de casa, à frente de países como a França ou Espanha. Quase um quarto dos portugueses faz uma das principais refeições do dia fora de casa pelo menos uma vez por semana (dn.pt). Estes dados também revelam que os portugueses também são muito importantes no dinamismo do setor.


Para terminar, a minha experiência também confirma estes dados, não só pelo volume de negócios que giro, como também pela crescente procura que o mercado business to business tem revelado neste setor de atividade, nomeadamente através de empresas ligadas à área do turismo.

 
 
 

Comments


bottom of page